quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Tecnologia em favor da educação


Olá pessoal!

Como o desafio aqui é falar da mania de leitura começo por falar da leitura que faço do uso do uso de recursos tecnológicos em favor da educação.

O bom professor, ao preparar suas aulas, pensa em alguma forma de facilitar seu trabalho e tornar as aulas mais atrativas e interessantes para os alunos. Não é verdade?!



Uma das formas mais utilizadas atualmente é a apresentação de slides em Data show, que cá entre nós, veio substituir aqueles cartazes de papel pardo escritos com pincel à mão, acrescidos de desenhos ou figuras coladas, que produzíamos com tanta maestria, mas consumiam muito tempo e depois terminavam indo parar no lixo.

Antigo!!! Acredito que poucos hoje sabem do que estou falando...



Pois bem, com ajuda de colegas descobri uma forma fácil e tranquila de partilhar a produção de apresentação de slides com grupos de trabalho: o Googledocs. 

Existem vários tutorias disponíveis na internet para qualquer pessoa que tenha interesse em aprender.  Aprenda a utilizar o Google Docs

Utilizei esta ferramenta para produzir slides de uma apresentação que fosse o resultado da compreensão do grupo acerca de um tema de estudo sobre interação e interatividade na EAD. Foi um trabalho feito a seis mãos, eu e duas colegas, que nunca havíamos trabalhado juntas nem utilizado esta ferramenta fomos construindo a apresentação, escrevendo, revisando, ajustando sem precisar estar juntas no mesmo espaço físico ou de tempo. De vez em quando trocávamos e-mails para assegurar que a comunicação estava ocorrendo de fato. Fantástico!


Pensando na aplicação desta aprendizagem e lembrei-me dos alunos de EaD, nos interiores, que precisam produzir apresentações em grupo para os seminários e muitas vezes viajam para encontrar com colegas em outras cidades para “fazer juntos”. Acredito que a partir desta aprendizagem eles poderão colaborar com o grupo sem sair de casa. A interação com o grupo está sendo facilitada pela interatividade.


Dificuldades? Quem não as tem? Quem é aprendiz, aprende a partir das dificuldades, pois a cada barreira vencida, outra se aproxima. Quando tratamos de tecnologias, vale “fuçar”, o máximo que pode acontecer é o computador desligar. Você liga de novo.

É a utilização das tecnologias de informação e comunicação facilitando o trabalho do professor e dos alunos. Cabe a nós sabermos aproveitar as oportunidades e utilizá-las a nosso favor. Não acham? 

2 comentários:

  1. Olá Lucia,
    Amei seu blog! Sua postagem abrange muitos assuntos correlatos, que são apresentados de forma bem coesa.
    Parabéns, querida.
    Um abraço,
    Nilma

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Nilma!

    Nós educadores precisamos usar nossas habilidades e competências para ocupar os espaços possíveis. Devemos estar onde nossos alunos estão.
    Não acha?!
    Abraços,
    Lucia

    ResponderExcluir